
George Herbert
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Azeitão, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa região de Azeitão, tendo como única preocupação uma região pelos azeitonenses e para os azeitonenses. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Azeitão tem mais uma voz desde 21 de Dezembro 2009. Junte-se a nós!


Para além da recuperação das pradarias, o projecto visa a obtenção de informação sobre a ecologia do Parque Marinho Luiz Saldanha, que será depois utilizada pelos gestores do parque. «Há pouca informação sobre os parques marinhos portugueses», critica. A equipa de investigadores está a recolher informação a três níveis: caracterização do fundo marinho, que estará completa e acessível aos gestores do parque dentro de um ano; censos visuais da fauna e flora feitos em mergulho, que já confirmaram o aumento do número de espécies nas zonas de protecção total; e pesca experimental, com posterior libertação dos peixes para o meio marinho.

De acordo com as informações da Brisa, no sublanço Palmela-Nó de Setúbal na A2 será cobrada uma taxa, a partir do segundo trimestre de 2010, que varia entre os 5 cêntimos, para a classe 1, e os vintes cêntimos para os utentes da classe 4. Já no sublanço Montijo-Pinhal Novo, em vigor desde o dia 1 de Janeiro de 2010, os preços variam entre os 85 cêntimos, para veículos de classe 1, e os dois euros e quinze cêntimos para a classe 4.
Público-alvo: jovens ou adultos iniciados em fotografia, professores e alunos da área do ambiente.
Formador: Humberto de Sousa [fotojornalista Setubalense com vários trabalhos publicados pelo ICNB]Duração – 15h, 1 fim-de-semana (20 e 21 Fevereiro 2010).
Preço – 38 € (com almoços); 30 € (sem almoços)
Local – Parque Ambiental do Alambre (Serra da Arrábida)
Nota: Os participantes terão de trazer o seu próprio equipamento fotográfico (digital).
Conteúdos:
Acessórios de Macro
Iluminação Natural e Flash
Composição da Imagem
Os Ecossistemas
Paisagem, Mamíferos, Aves e Plantas
Captura de Movimento
Ficha de inscrição
Parque Ambiental do Alambre

O evento teve lugar no Palácio da Bacalhôa, obra renascentista localizada na Quinta da Bacalhôa, freguesia de São Simão em Azeitão.
O concurso para eleição da rainha e das princesas do Carnaval de Setúbal 2010 tem marcado o seu inicio às 15h00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, e até ao momeno o Mov. Fórum Cidadania Azeitão ainda não conseguiu saber como a população pode assistir ao concurso....mas fica a promessa que logo que saibamos, passamos a devida informação aos Azeitonenses.

Em Azeitão, o Serviço Municipal de Protecção Civil do Concelho interviu em dois edifícios, ambos localizados na freguesia de S. Simão, um na rua 25 de Abril, n.º 112 – em risco iminente de ruir e de atingir outras habitações – e um outro no bairro da Liberdade, n.º 9. Em ambos os casos, a intervenção teve de ser imediata, nomeadamente no caso da rua 25 de Abril cujo proprietário foi notificado e, como não procedeu à demolição do imóvel, foram os serviços da Câmara a fazê-lo tendo o custo da intervenção sido apresentado, posteriormente ao proprietário, para efeitos de cobrança. Aliás, esta é a norma a seguir por aquele serviço em casos desta natureza. Ou seja, qualquer imóvel que esteja em risco iminente de derrocada tem que ter intervenção imediata, de forma a não colocar terceiros em risco.
No encontro participaram os vereadores do Ambiente das Câmaras de Setúbal e Palmela, Rui Higino, Álvaro Amaro, os representantes DRELVT, Vladimiro Viana e Rui Lourenço, bem como os técnicos da ENA Orlando Paraíba e Ana Marques, e o presidente do Conselho de Administração da ENA, José Charneira, que fez um alerta sobre alguns dados estatísticos dignos de preocupação, em particular a estimativa de que “os óleos alimentares usados representam 62 por cento da produção nacional” destes resíduos.
Agora, falta só saber se Azeitão vai ter ou não os ditos "Oleões" - lembramos que Azeitão faz parte do concelho de Setúbal.

O Curso BioFruticultura é uma formação teórico-prática, de 12 horas, sendo 6 horas teóricas e 6 horas de formação prática em pomar, destinada a todos os que possuam terreno onde pretendam ter árvores de fruto, aos proprietários agrícolas que pretendam mais conhecimentos sobre a produção de frutos em Modo Biológico e a todos os interessados pelo tema.
O princípio de criação das marcas regionais tem como objectivo facilitar a identificação dos produtos e associá-los a uma determinada região. Os produtos regionais de qualidade são importantes elementos para a afirmação de um destino turístico, garantem a integração da população, compatibilizando saúde ocupacional e responsabilidade social, permitem também introduzir novas tecnologias nos produtos nacionais, aumentando os níveis de educação e formação social e técnica. A Península de Setúbal apresenta marcas com reconhecimento nacional e prestígio internacional que exaltam a tradição agrícola da Região.
A José Maria da Fonseca foi também premiada com a classificação de 100 pontos, através do Moscatel de Setúbal 1947.
Robert M. Parker dedica-se ao mundo dos vinhos desde 1967 e é, hoje em dia, o mais conceituado crítico de vinhos mundial.
Com críticas presentes em conceituados jornais e revistas internacionais, entre os quais a Time, Newsweek, USA Today, The New York Times, Sunday Telegraphe, The Independent, The Financial Times, Le Journal de Dimanche, L’Express, The Economist, Paris Match e Figaro.
No seu portal, eRobertParker.com, o principal crítico mundial dá uma classificação de 100 pontos ao Moscatel de Setúbal 1947, a mais elevada e equivalente ao “vinho perfeito”.
Esta colheita antiga do Moscatel de Setúbal não irá ser comercializada, servindo apenas como um exemplo da excelência que estes vinhos podem atingir. Para além desta classificação, a José Maria da Fonseca foi premiada com outras pontuações muito elevadas ao Moscatel de Setúbal 1902 (97 pontos); Moscatel Roxo 1909 (95 pontos) e Periquita Reserva 1980 (89 pontos).
O Setúbal Roxo 20 Anos é um vinho de sobremesa produzido na Região de
Setúbal, que foi reconhecida como região demarcada em 1907. Esta casta encontra-se em extinção, existindo apenas uma pequena vinha em Azeitão. Trata-se de uma uva roxa, que contém um aroma intenso a especiarias e um paladar concentrado e muito frutado. Este vinho é feito através de um lote em que a idade da colheita mais nova tem 20 anos e a mais antiga 40 anos. O estágio é feito em madeira usada, visto que o que nos interessa é a oxidação daqui resultante e não o aroma a madeira.

Além da representação setubalense, marcam presença no encontro de dia 20 representantes das câmaras municipais de Palmela e Sesimbra, autarquias que também integram a ENA e que participam no projecto de recolha de óleos usados.A par da campanha de sensibilização, a ENA prevê alargar a rede de recolha, aumentando os pontos de deposição de óleos alimentares usados no concelho de Setúbal.
Durante a apresentação do dia 20, serão divulgados outros projectos ambientais educativos desenvolvidos pela ENA, bem como o “Manual do Professor”, publicação da responsabilidade daquela agência ambiental, das câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra e da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo.
O manual tem o objectivo de ser um documento de suporte às diferentes actividades desenvolvidas pelos docentes nas escolas.
APELO DOS AZEITONENSES AOS RESPONSAVEIS DA ENA (Agência de Energia e Ambiente da Arrábida) E AO SR. VERADOR DO AMBIENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL....NÃO SE ESQUEÇAM DE AZEITÃO SE FAZ FAVOR .....ANTES!!!!! SEM FAVOR ALGUM, PORQUE AZEITÃO QUER CONTRIBUIR PARA UM AMBIENTE MELHOR.

Queres vir trabalhar connosco em Campos de Férias?!



Está na hora de todos nós Azeitonenses e Setubalenses, nos empenharmos para a sua recuperação. Desafio que o Movimento coloca também a todos os Cidadãos que amam a Região de Azeitão.
Ajude-nos a recolher assinaturas para entregar ao Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, ao Presidente da Assembleia da Republica, Dr. Jaime Gama, ao Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates, Ministra da Cultura, Dra. Gabriela Canavilhase, e á Presidente da Câmara de Setúbal Dra. Maria das Dores Meira, tendo em vista a classificação do imóvel como monumento nacional com fim à recuperação do Palácio dos Duques de Aveiro. O que todos queremos é uma Região com a dignidade que Azeitão merece.
Uma mensagem a todos os membros de LimparPortugal