Assine já a nossa NEWSLETTER

25/12/2009

Misericórdia de Azeitão constrói unidade de cuidados continuados


A construção da Unidade de Cuidados Continuados, que permitirá realizar internamentos, é o grande projecto para 2010 da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão.

A unidade de cuidados paliativos da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão (SCMA), a funcionar desde 2003, presta actualmente apoio a quase meia centena pessoas por mês. Este é um apoio integrado e integral, dado por uma equipa multidisciplinar que funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia, e é com grande expectativa que a equipa aguarda o início das obras da desejada Unidade de Cuidados Continuados, que deverão arrancar no início de 2010.

A construção da nova unidade hospitalar está sob a responsabilidade do Grupo Visabeira e tem um orçamento que ronda os quinze milhões de euros e irá receber o nome de Hospital Nossa Senhora da Arrábida e estará concluída dentro dois anos.

Com mais de 30 mil metros quadrados de área, o terreno irá acolher 100 suites em regime de residência assistida. O projecto inclui ainda um conjunto de serviços destinados ao público em geral: consultas externas de várias especialidades, fisioterapia, serviços de enfermagem, assim como ginásio, sauna, banho turco e áreas comerciais.

A unidade, que contará ainda com cerca de 90 camas, permitirá não só fazer um melhor acompanhamento dos doentes, como também fazer internamentos. Algo que, actualmente, não conseguem assegurar, pelo menos a preços acessíveis para os utentes. Isto porque o acordo com o Lar dos Bancários de Brejos de Azeitão, que vigorou durante os três primeiros anos da existência dos cuidados paliativos, cessou e, com ele, a facilidade de recorrer a estas instalações sempre que um doente necessita de internamento.

Com um trabalho amplamente reconhecido no campo dos cuidados paliativos, a instituição aguarda também a integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RCCI). Essa integração permite aumentar o número de profissionais que integram a equipa e, assim, dar apoio a mais pessoas.

In público....

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia,
Gostaria de saber, onde me didrigir, ou enviar a minha candidatura de emprego , CV, para a nova unidade de cuidados continuados.

kikatete72@hotmail.com

cumprimentos
Nair Cardoso