Assine já a nossa NEWSLETTER

03/04/2010

Recuperação do Palácio dos Duques de Aveiro – Vila Nogueira de Azeitão - Setúbal - Portugal











Petição
Para recuperação do Palácio dos Duques de Aveiro – Vila Nogueira de Azeitão - Setúbal - Portugal

Exmos. Senhores,

Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva
Presidente da Assembleia da Republica, Dr. Jaime Gama
Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates
Ministra da Cultura, Dra. Gabriela Canavilhas
Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dra. Maria das Dores Meira

O Palácio dos Duques de Aveiro imóvel de interesse público construído a partir dos anos 30 do século XVI, sabe-se pouco da sua evolução. A iniciativa da construção foi dos duques de Aveiro. Eliminada a Casa de Aveiro e confiscados em 1760 os seus bens por D. José I, o palácio seria ocupado até 1847 com uma fábrica de tecidos e em 1873 vendido a particulares. A sua posse encontra-se, ainda hoje dispersa por vários proprietários.

O palácio dos Duques de Aveiro é um edifício severo e majestoso do Renascimento Clássico, em processo de abandono e degradação há quase 200 anos. É a par da pérola da Bacalhoa a obra de arquitectura mais significativa de Azeitão. É uma das poucas iniciativas em Portugal de construção de um grande palácio cortesão fora da capital ou de uma das grandes cidades do país (Lisboa, Porto, Évora). Apenas em Vila Viçosa a Casa de Bragança conseguiu entre o século XVI e o século XVII levar a cabo uma empresa semelhante. É um palácio em "U" à imagem de vários que a partir do século XV se fizeram em Itália.

Em espaço aberto, fora da povoação, olhando os horizontes, e possuindo à sua frente uma praça própria, uma plateia de onde as pessoas podem olhá-lo. É um edifício de características singulares no país e, consequentemente, no concelho. Muito falado mas pouco estudado, a abandono e a degradação confirma apenas o que o pouco conhecimento denúncia: desinteresse e incómodo por estas pedras velhas.

Mais há a dizer sobre a história deste palácio que "cumprimenta" todos aqueles que entram em Vila Nogueira de Azeitão. É triste, no entanto, que o mesmo se encontre hoje em dia num estado lastimoso e a precisar de uma séria recuperação. Pena é, que ninguém, tanto a nível estatal como pessoal, tome qualquer tipo de iniciativa para essa recuperação. Não podemos quebrar os laços com a nossa história.

Fala-se das grandezas passadas sem que, com isso, se perceba melhor o estado do presente. O passado interessa, sobretudo, para que o presente se entenda. E não de uma forma estática. Não se trata tanto de "entender quem somos", um cliché como tantas vezes se propala. Talvez se devesse mais pensar no que se quer e pode ser. Como devemos intervir e agir no presente. Não para repor passados mas para pensar e concretizar futuros próximos.

É de lamentar que um edifício situado no coração de Azeitão, seja um verdadeiro atentado à Saúde e Higiene Pública que em nada dignifica o nosso Concelho e a nossa Região e os seus responsáveis. Está na hora de todos nós Azeitonenses e Setubalenses, nos empenharmos para a sua recuperação. Desafio que o Movimento coloca também a todos os Cidadãos que amam a Região de Azeitão.

Ajude-nos a recolher assinaturas para entregar ao Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, ao Presidente da Assembleia da Republica, Dr. Jaime Gama, ao Primeiro-Ministro, Eng. José Sócrates, Ministra da Cultura, Dra. Gabriela Canavilhas e á Presidente da Câmara de Setúbal Dra. Maria das Dores Meira, tendo em vista a classificação do imóvel como monumento nacional com fim à recuperação do Palácio dos Duques de Aveiro. O que todos queremos é uma Região com a dignidade que Azeitão merece.

Para assinar a petição clicar aqui -> petição on-line - Para Recuperação do Palácio dos Duques de Aveiro

Comentários dos peticionários:

"É muito importante que todos os cidadãos se juntem para esta petição este palácio é um dos ex libris da nossa história que não podemos perder!É urgente ! Que tal uma pousada provavelmente rentabilizava- se o investimento nem que fosse com a ajuda do nosso governo ! "
"Este palácio mal-tratado, degradado, arruinado, esquecido pelo poder local e nacional, bem merece ser totalmente recuperado, em nome da nossa cultura e do nosso amor à região. Por estas razões, principalmente, apoio esta Petição e irei dar conhecimento da mesma aos meus amigos e conhecidos"

7 comentários:

Anónimo disse...

Fazer uma pousada do Palácio? Parece-me uma ideia um tanto ou quanto capitalista para quem quer demonstrar tanto interesse por um monumento nacional... Talvez não tenham conhecimento, mas o Palácio é habitado.

Joana Lemos disse...

Para que todos os que lerem isto tenham conhecimento da pouca nobreza do movimento, fiquem a saber que quem o iniciou já foi contactado pelos proprietários tanto por mail como por telefone para que justificassem algumas barbaridades que foram escritas e até hoje não obtivemos resposta. Ao contacto telefónico disseram que "iam reunir" e voltariam a contactar-nos e até hoje nada foi dito. Ao contacto via e-mail, nem resposta foi dada. É difícil acreditar neste tipo de movimento...
Se isto tivesse sido feito com conhecimento dos proprietários e a visar o interesse da população, teria certamente todo o nosso apoio, mas recuso-me a apoiar uma ideia tão mal fundamentada. Não há duvidas de que o Palácio necessita de obras, mas em momento algum os responsáveis pelo movimento procuraram saber o que já foi feito e o que está ao alcance dos proprietários. Mesmo assim volto a dizer que não há justificação para afirmações como: "É de lamentar que um edifício situado no coração de Azeitão, seja um verdadeiro atentado à Saúde e Higiene Pública que em nada dignifica o nosso Concelho e a nossa Região e os seus responsáveis". Isto não é, de maneira nenhuma verdade, nem é a forma mais adequada de mostrar interesse pelo Palácio.
Espero que agora consigamos ter alguma espécie de resposta por parte dos fundadores do Movimento.

Ana Parrela Soares Lemos disse...

Como um dos proprietários do Palácio dos Duques de Aveiro e sentindo-me indignada com o que escreveram sobre o palácio e sobre nós,os proprietários, telefonei para o vosso movimento a
7 de Abril passado, identifiquei-me, dei número de telemóvel para que me esclarecessem o que estavam a dizer e a escrever para todos poderem ler o que não é real nem verdadeiro, sem nós termos dado alguma autorização, disseram-me que iam reunir e depois me contactavam o que até hoje ainda não aconteceu.
Este movimento é composto por pessoas que não se identificam o que é muito estranho e não inspira
confiança nem credibilidade.

Ana Sartóris disse...

O Palácio é de facto um monumento absolutamente fantástico! Embora não pertença ao movimento, como activista e cidadã fascinada por questões de património, gostaria muito de trocar impressões com @s proprietári@s. O interesse pela história do Palácio e pela preservação da sua arquitectura magnífica são certamente elementos que nos unem.

Assim sendo, deixo aqui o meu e-mail na esperança de um contacto para breve: ana.sartoris@gmail.com

Um sorriso palmelense
Ana

Maria da Luz Oliveira Monteiro disse...

A minha prima Ana Parrela, já disse tudo! Também sou parte interessada e lamento profundamente a pouca fiabilidade de quem apregoa ser um movimento de cidadania de Azeitão com o lema “não dizer mal por dizer” e escreva falsidades sobre o estado o Palácio, como estando em “abandono e degradação há quase 200 anos” e ainda “um verdadeiro atentado à Saúde e Higiene Pública”.
Várias famílias o habitaram e habitam, por isso só podemos pensar que esta é uma informação descaradamente maldosa, com intenções obscuras…

Luísa Antunes disse...

Boa noite! Sou a assinante nº 5 da petição e, como me parece haver contencioso mal explicado entre os promotores da petição e os actuais habitantes do palácio (facto que desconhecia), agradeço me informem como posso retirar a minha assinatura. Este facto não invalida que, posteriormente, venha de novo a assinar, se me sentir elucidada sobre as questões que neste momento me coloco.
Grata pela atenção.

N.Jesus disse...

Apesar da aparente "guerra" entre movimento e proprietários, uma coisa não pode ser desmentida o estado de abandono a que o Edificio foi deixado. Os proprietários não gostam mas é a pura verdade.......é o que salta à vista de qualquer turista que passe em Azeitão. Se são a parte mais interessada deveriam ser os primeiros a fazer alguma coisa por preservar o que lhes pertence.Não assinei a petição mas habito em Azeitão e amo esta terra, lamentando o estado em que se encontram muitos dos edificios históricos.