Assine já a nossa NEWSLETTER

20/01/2010

Campanha promove reciclagem de óleos usados

Uma campanha multimunicipal de divulgação e incentivo para a recolha de óleos alimentares usados nas escolas foi apresentada no dia 20 à comunidade educativa na Escola Secundária de Bocage, em Setúbal.

O projecto, desenvolvido pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em parceria com as câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra e a DRELVT (Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo), consiste numa campanha, realizada ao longo do ano lectivo junto dos corpos docentes e alunos dos três concelhos, para divulgar a importância da recolha de óleos domésticos usados.

Além da campanha de sensibilização, uma parte importante do projecto “Rota dos Óleos Alimentares Usados” consiste na recolha efectiva destes resíduos nas escolas, acção que já se encontra em prática em vários estabelecimentos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e que agora é estendida aos de ensino secundário.
Para além da difusão de material informativo, a campanha vai incluir medidas como acções de formação de docentes e a distribuição de “kits pedagógicos”, para que se possa ensinar nas salas de aula como se produz biodiesel a partir de óleo doméstico usado.
Esta é, de resto, a primeira fase da campanha de sensibilização, sendo que a ENA e entidades parceiras vão promover durante o ano uma outra acção de divulgação junto da população em geral.

No encontro participaram os vereadores do Ambiente das Câmaras de Setúbal e Palmela, Rui Higino, Álvaro Amaro, os representantes DRELVT, Vladimiro Viana e Rui Lourenço, bem como os técnicos da ENA Orlando Paraíba e Ana Marques, e o presidente do Conselho de Administração da ENA, José Charneira, que fez um alerta sobre alguns dados estatísticos dignos de preocupação, em particular a estimativa de que “os óleos alimentares usados representam 62 por cento da produção nacional” destes resíduos.

O impacte ambiental dos óleos usados quando não são reciclados é bastante significativo, sendo que aumenta, igualmente, o perigo de entupimento das canalizações quando lançados directamente na rede de esgotos, além dos elevados custos de manutenção que origina nas estações de tratamento de águas residuais.
O vereador Rui Higino, sublinhou no encontro de hoje que “já existem 50 pontos de recolha nas escolas de Setúbal e apenas falta instalar em sete para que sejam todas abrangidas pelo projecto”.
O autarca salientou, igualmente, que se tem verificado um atraso na formação de consciências no que toca às problemáticas ambientais. “À medida que as crianças vão crescendo, vão diminuindo as preocupações ambientais. Projectos como este são importantes para que essa preocupação se mantenha presente na mentalidade dos jovens e que continue bem viva quando chegarem a adultos.”
O envolvimento das escolas e da comunidade educativa “é essencial para a mudança de mentalidade na sociedade em geral”, afirmou Orlando Paraíba, técnico da ENA, que justificou, desta forma, a relevância da realização e da participação de docentes, alunos e famílias dos estudantes no projecto hoje apresentado.
“Claramente o objectivo é que os alunos se habituem a levar os óleos usados de casa e os entreguem nas escolas, para isso é vital o envolvimento das famílias, assim como o auxílio dos municípios”, sublinhou.

Ao longo de 2009 já foram recolhidos nos concelhos pertencentes à ENA 5649 litros de óleos alimentares usados, sendo que Setúbal contribuiu com 998 litros para esse valor. “Estamos convencidos que, com esta campanha, os números vão aumentar massivamente em relação ao ano passado”, apontou Orlando Paraíba.

Rui Higino realçou ainda durante o encontro que a produção de biodiesel “representa apenas uma mais-valia neste projecto, uma vez que o mais relevante é contribuir para a diminuição da pegada ecológica e poupar os recursos naturais do planeta”.

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal adiantou que a Autarquia, além das escolas aderentes, “já tem dez pontos de recolha destinados à população, sendo que ainda este ano serão colocados outros dez, perfazendo os 20 que se tinham que instalar no Concelho, por imposição legal, até 2011”.

Em paralelo ao encontro, a técnica da ENA Ana Marques apresentou, ainda, outros projectos de educação ambiental, como a “Escola Ecológica”, que incidirá nos estabelecimentos de ensino básico e consiste na divulgação de medidas que contribuam para a diminuição do consumo de recursos energéticos naturais.
Outro projecto destinado à área de ensino que entrará em curso este ano pelas mãos da ENA e municípios parceiros é o “Vamos utilizar a bem a energia da nossa escola”, que tem como principal objectivo a poupança de energia nas escolas.

Agora, falta só saber se Azeitão vai ter ou não os ditos "Oleões" - lembramos que Azeitão faz parte do concelho de Setúbal.


fonte: Destak C. M. Setúbal

Sem comentários: