“ A ilustração científica é a arte, ou ofício, de comunicar ciência através das imagens.”
in Pedro Salgado
A ilustração científica tem por objectivo desenhar, interpretar, e por vezes reconstruir, com rigor, o que observa a partir da natureza, de um modelo, ou de um estudo.
in Pedro Salgado
A ilustração científica tem por objectivo desenhar, interpretar, e por vezes reconstruir, com rigor, o que observa a partir da natureza, de um modelo, ou de um estudo.
A ilustração científica é um instrumento de estudo muito útil em variadíssimas áreas, como a medicina, a veterinária, a botânica, a zoologia, a arqueologia, a paleontologia, etc, e tem na fotografia uma aliada complementar, que não substitui. A ilustração permite salientar determinados aspectos que por vezes não são visíveis na fotografia, e eliminar questões como zonas de sombra, focagem ou sujidade.
São inúmeras as técnicas utilizadas. As mais comuns são a grafite, os lápis de cor, a aguarela, o guache e o acrílico, ou a combinação de várias técnicas (técnica mista) e, mais recentemente, a técnica digital, que também pode incluir as técnicas anteriores.
Muitas vezes, uma ilustração científica começa com os estudos auxiliares e esboços dos cadernos de campo, realizados nas saídas para o campo.
Neste workshp pretende-se fazer uma introdução à ilustração científica e à concepção dos cadernos de campo. Procura-se sensibilizar e despertar a curiosidade e interesse para a natureza, a partir da observação e do desenho.
Aprender a olhar para desenhar. Desenhar para compreender (a natureza).
10:00 às 17:30
Duração: 6h30m
Custo: 40€/pessoa
Máximo de 15 pessoas
Inscrições limitadas
Inscrições até dia 4 de Fevereiro (5ª feira)
ficha de inscrição
folheto informativo
1ª Parte (teórica/prática):
Explicar o que é a ilustração científica. Para que serve?
Diferenças e vantagens em relação à fotografia.
Exemplos em livros e trabalhos.
Percurso no parque para desenhar na natureza - introdução aos cadernos de campo. O que representar? Identificar e observar para saber o que desenhar.
2ª Parte (prática):
Como começar. Os vários passos. Materiais a utilizar (grafite, tinta da China, guache, aguarela).
Escolher a técnica que melhor ajuda a representar o que se pretende.
Representar o todo ou a parte? O que é importante mostrar como ilustração científica.
Formadores:
Catarina França (ilustradora e designer)
Rui Oliveira Costa (Ecofungos)
1 comentário:
O workshop foi adiado para dia 20 de Fevereiro 2010.
para mais informações consultar:http://parqueambientalalambre.blogspot.com/2010/01/workshop-de-ilustracao-cientifica.html
Enviar um comentário