Passam 80 anos sobre o nascimento de José Afonso. O Movimento Fórum Cidadania Azeitão quis também participar no tributo a Zeca Afonso e, desta forma, relembrar não só o artista genial, mas também o homem, simples, mas firme, para muitos, hino de solidariedade.
O Dia 20 de Março iniciou-se às 18.30 horas na Fábrica “Azulejos de Azeitão” uma breve visita á fábrica que continua a manter a tradição de produzir azulejos completamente manuais usando a técnica de faiança (a fabrica produziu 210 azuleijos com o logo do projecto "80AnosZecaAfonso" conforme imagem acima).
Após um requintado e gostoso moscatel de honra, seguiu-se o Jantar convívio, em jeito de tertúlia, no Restaurante “PÉ DE VINHO” (Rua dos Trabalhadores da Empresa Setubalense - junto à Quinta da Bacalhoa), em Vila Fresca de Azeitão.
Para além do excelente jantar que a equipa do Sr. Luís nos serviu, foi projectado um Vídeo e passada uma pequena exposição do Zeca – 12 painéis de história, de vida e sobretudo uma mensagem de esperança de um mundo livre, justo e melhor.
Este Tributo de (re)descoberta de Zeca Afonso continuou pela noite dentro, declamando, tocando e cantando, os seus poemas, e a sua música.
O convidado de honra foi o Grupo de Baladas Nostalgia (de Espinho) que nos trouxe belas músicas do Zeca, tais como a "Amigo", "Verdes são os campos", "Coimbra do Mondego", "A morte saiu à rua", "Balada de Outono, "Aquela clara madrugada", "Cantar de emigração", "Menino do bairro negro", "Que amor não me engana", "Cavaleiro e o anjo", "Canção de embalar", "Estrela do mar", "Vejam bem”, "O meu desejo", "Canto do moço", "Coimbra menina e moça"e "Perdidamente" em homenagem ao Zeca Afonso e “Menina dos olhos d’água” dedicada ao seu compositor e autor Pedro Barroso – que entrou na tertúlia via telefone uma vez que não conseguido estar fisicamente, nesta grande homenagem ao Zeca Afonso.
Umas breves palavras sobre o “GRUPO DE BALADAS NOSTALGIA”....
O Grupo de Baladas Nostalgia, de Espinho, começou por se juntar numas brincadeiras entre família e amigos, em festas e mesmo nos tempos livres, pois a música é talvez a maior paixão dos elementos do grupo.
O envolvimento em diversos projectos com componente musical, tais como o «Grupo de Bandolins de Esmoriz», animação de Natal em Lares de terceira idade, e instituições de reinserção social, «Trupes de Reis de Ovar», «Onda Poética de Espinho», assim como em grupos corais, despertaram o interesse de se mostrar ao público, aquilo que pensamos ser cada vez mais um trabalho de qualidade.A tendência para as baladas e a música interventiva, deve-se ao facto do grupo ser constituído por dois elementos que cresceram a ouvir as «vozes de Abril» (Artur e Clara), e consequentemente um terceiro elemento (Rita), duma geração posterior, que ganhou esse mesmo gosto, por tanto ouvir a família cantar e tocar esse género de música.
Manuel Brito, caboverdiano, abrilhanta esse grupo com as músicas da sua terra, que tanto cativam o público e que complementam a melancolia das baladas.
“Esta foi a nossa primeira de muitas outras participações em Azeitão….” - Disseram eles na hora da despedida .
----------------------------------------------------------------------------------
Já o dia 21 de Março (Dia Mundial da Poesia) começou cedo em Azeitão com a Distribuição de Poesia em papel do Poeta/Cantor Zeca Afonso pela população de Brejos, Vila Nogueira, Vila Fresca e Vendas de Azeitão.
A iniciativa decorreu na “CASA NEGRITO” e no café/restaurante “SÃO LOURENÇO” em Vila Nogueira, em Brejos de Azeitão no snackbar "DONA TORTA", e nos "OS VERDES" (Alfaces), e também no "SÃO SIMÃO BAR" e no "CAFÉ STARS".
Em Vila Fresca de Azeitão foi o restaurante “O MANEL” que acolheu com grande empenho, esta iniciativa. E por fim na localidade de Vendas de Azeitão o estabelecimento comercial parceiro foi o snackbar “O TÊ”.



Nós, homens e mulheres, envolvidos em actividades multidisciplinares de carácter associativo queremos falar da alegria de ter no nosso seio, há 80 anos, José Afonso, sabendo que, mesmo que se voara mais ao perto nem por isso estaria mais junto a todos nós.
















Uma mensagem a todos os membros de LimparPortugal