Assine já a nossa NEWSLETTER

16/03/2010

4 DIAS PARA O DIA L

O Projecto Limpar Portugal é um movimento de cidadãos que tem como objectivo a limpeza das lixeiras ilegais, no dia 20 de Março de 2010. Através do sucesso desta iniciativa, queremos fomentar comportamentos ambientalmente sustentáveis. Participa.
Site: http://limparsetubal.blogspot.com/
Local: Setúbal

INFORMAÇÃO: 20 de Março
Locais de encontro: Freguesia de S. Lourenço: Rossio de Azeitão (10h00);

Freguesia de S. Simão: Na Junta de Freguesia de S. Simão (09h00) Devem possuir a vacina contra o tétano, se não a tomaram à menos de 10 anos.

Traga calçado adequado de sola rígida, luvas, e sacos de grande capacidade (>100litros), familiares, amigos e muita boa disposição.

Mais informações para Dia 20 de Março:

1. Modelo de organização

Pretende-se descentralizar o mais possível as acções pelo concelho e para tal estão definidos 5 locais para os voluntários se concentrarem:

• Freguesia S. Lourenço – no Rossio do Azeitão (10h00);
• Freguesia S. Simão - na Junta de Freguesia de São Simão; (09h00)

A hora de inicio de concentração dos voluntários nos locais será a partir das 09h00.


A iniciativa irá decorrer durante todo o dia até terminarem as tarefas e existirem condições de visibilidade para intervir nos locais.

De forma a adequar a intervenção dos voluntários nos locais ao diferente tipo de lixeiras, estas foram classificadas nas seguintes categorias:

• Lixeira de categoria A: grau de dificuldade baixo, acessos fáceis, tipologia de local e lixo acessível para grupos de crianças e famílias com menores.
• Lixeira de categoria B: grau de dificuldade médio, acessos normais, tipologia de local e lixo misto, acessível para grupos mistos.
• Lixeira de categoria C: grau de dificuldade alto, acessos normais ou complicados, tipologia de local e lixo misto com entulhos, acessível para grupos mais especializados com o apoio de máquinas.

1. Recepção dos voluntários nos locais

A organização terá equipas a partir da 09h00 em cada um dos 5 locais, com o objectivo de receber as pessoas e apoiar na organização informal dos grupos para cada lixeira.

Os grupos serão organizados informalmente com o apoio da equipa de recepção em função das necessidades e da tipologia da lixeira.

No processo informal de organização do grupo, a equipa que fará a recepção possuirá as lixeiras separadas por freguesias e para cada lixeira dispõe de uma folha ou cartaz para exposição com a seguinte informação:
• identificação da lixeira,
• localização;
• número de pessoas necessárias
Solicitará às pessoas para se juntem fisicamente à sua volta e completarem as necessidades de pessoal para cada lixeira.

Junto do grupo estará o certificador (caso não exista a sua função será assumida por um elemento voluntário do grupo de voluntários) que terá em sua posse os seguintes documentos:
• B.I da lixeira: informação sobre a lixeira
• Mapa com localização da lixeira;
• Checklist de acções a executar no local da lixeira;
• Folheto de regras de segurança a ser lido no local da lixeira;
• Contactos em caso de urgência ou necessidade de contactar a organização;
• Relatório final de limpeza para posterior entrega à organização.
• Sacos e material individual que estiver disponível.

Depois de o grupo estar completo, o grupo de voluntários dirige-se de forma autónoma para a respectiva lixeira.

O transporte será da responsabilidade de cada voluntário. Os voluntários que não tenham meios próprios de locomoção, deverão na altura de formação do seu grupo procurar apoio nesse sentido.

1. Procedimentos no local da lixeira

No local da lixeira e antes do inicio das actividades, o certificador fará a leitura de um documento com as características da lixeira (BI) e das recomendações de segurança.

O certificador deverá seguir os procedimentos da ckecklist para uma melhor organização do espaço e dos trabalhos na lixeira.

O certificador define os locais para cada tipo de lixo, para que os restantes voluntários concentrem os resíduos para posterior transporte para local de destino. Caso existam contentores, deverão apenas depositar o tipo de resíduos que estiverem indicados para cada contentor. No caso da existência de contentores, quando estes se encontrarem cheios deverão informar a organização para que proceda ao despejo dos mesmos.

Os voluntários deverão estar munidos de luvas e calçado apropriado e deverão fazer o manuseamento correcto para os resíduos que manusearem conforme está descrito no folheto de prevenção e segurança.

As crianças e menores deverão ser supervisionadas por adulto responsável, só deverão fazer a recolha dos resíduos mais simples como papel e plástico que não ofereçam perigo para os mesmos.

Em caso de ocorrer acidentes, o certificador entrará em contacto com a organização para que seja enviado apoio médico para o local.

Todo os resíduos perigosos devem ser isolados e sinalizados com fita sinalizadora e a sua localização deverá ser incluída no relatório para posterior remoção por equipa especializada.

Resíduos fora das categorias conhecidas, ou materiais suspeitos, deverão ser isolados e sinalizados e deverão comunicar à organização a sua localização.

Em caso de conflito com particulares ou desconhecidos deverão contactar a organização para a resolução do conflito.

1. Procedimentos após a limpeza da lixeira

O certificador deverá preencher o relatório de fim de limpeza da lixeira e deverá entregar à organização. Eventualmente poderá preencher um formulário via Internet ou enviar por email.

Todo o equipamento distribuído ao grupo e os sacos sobrantes deverão ser devolvidos à organização para redistribuição em outros locais.

1. Procedimentos de Prevenção e Segurança

De forma a evitar possíveis acidentes durante o trabalho voluntário nas lixeiras é necessário que todos os voluntários tenham consciência dos perigos que poderão encontrar. Indicam-se os possíveis perigos:
• Objectos perfurantes tais como pregos, parafusos, ferros,agulhas, pontas aguçadas;
• Objectos cortantes tais como vidros e chapas metálicas;
• Objectos e ferramentas espalhadas pelo chão;
• Substâncias perigosas (tóxicas, corrosíveis e inflamáveis)
• Zonas com desnível / inclinação acentuada;
• Movimentação manual de cargas;
• Máquinas e veículos em movimento nas proximidades;
• Material em decomposição;

Para uma maior protecção aos riscos acima listados deverão ser seguidos os seguintes procedimentos:
• Utilize o equipamento de protecção adequado tal como luvas, calçado confortável de sola rígida, mascara e outros que considere importante;
• Utilize coletes reflectores de qualquer cor, quer nas lixeiras quer na berma das estradas;
• Manuseie correctamente e com segurança as ferramentas que estiver a utilizar;
• Quando não estiver a utilizar as ferramentas entregue-as a outro voluntário para que possa prosseguir com o trabalho ou coloque-as num local seguro;
• Dentro de cada lixeira, circule apenas por locais que considere seguros ou que já se tenha efectuado a limpeza;
• Utilize as ferramentas para remoção de resíduos semi-enterrados, cortantes, perfurantes e fora do seu alcance de forma não se expor a possíveis perigos não visíveis;
• Não remova do local, nem transporte resíduos considerados perigosos, tais como inflamáveis, corrosivos e tóxicos

2 comentários:

Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Mov.Forum Cidadania Azeitão disse...

Obrigado,

Comente mais. Este espaço é de todos.

"CIDADANIA AZEITÃO"