Assine já a nossa NEWSLETTER

29/03/2010

AZEITÃO prestou tributo a José Afonso nos passados dias 20 e 21 de Março

Passam 80 anos sobre o nascimento de José Afonso. O Movimento Fórum Cidadania Azeitão quis também participar no tributo a Zeca Afonso e, desta forma, relembrar não só o artista genial, mas também o homem, simples, mas firme, para muitos, hino de solidariedade.
O Dia 20 de Março iniciou-se às 18.30 horas na Fábrica “Azulejos de Azeitão” uma breve visita á fábrica que continua a manter a tradição de produzir azulejos completamente manuais usando a técnica de faiança (a fabrica produziu 210 azuleijos com o logo do projecto "80AnosZecaAfonso" conforme imagem acima).

Após um requintado e gostoso moscatel de honra, seguiu-se o Jantar convívio, em jeito de tertúlia, no Restaurante “PÉ DE VINHO” (Rua dos Trabalhadores da Empresa Setubalense - junto à Quinta da Bacalhoa), em Vila Fresca de Azeitão.

Para além do excelente jantar que a equipa do Sr. Luís nos serviu, foi projectado um Vídeo e passada uma pequena exposição do Zeca – 12 painéis de história, de vida e sobretudo uma mensagem de esperança de um mundo livre, justo e melhor.

As fotografias do poeta-cantor de Grândola Vila Morena, distribuídas pela SALA VIP do restaurante, conseguiram prender a atenção de muitos. Quem visitasse a exposição, tinha ainda a oportunidade de ouvir a música inconfundível do cantor que tornava mais autênticas as imagens. Saciaram-se ainda algumas dúvidas e trocaram-se memórias. Soltaram-se comentários de surpresa, de admiração, mas também de carinho.

Este Tributo de (re)descoberta de Zeca Afonso continuou pela noite dentro, declamando, tocando e cantando, os seus poemas, e a sua música.

O convidado de honra foi o Grupo de Baladas Nostalgia (de Espinho) que nos trouxe belas músicas do Zeca, tais como a "Amigo", "Verdes são os campos", "Coimbra do Mondego", "A morte saiu à rua", "Balada de Outono, "Aquela clara madrugada", "Cantar de emigração", "Menino do bairro negro", "Que amor não me engana", "Cavaleiro e o anjo", "Canção de embalar", "Estrela do mar", "Vejam bem”, "O meu desejo", "Canto do moço", "Coimbra menina e moça"e "Perdidamente" em homenagem ao Zeca Afonso e “Menina dos olhos d’água” dedicada ao seu compositor e autor Pedro Barroso – que entrou na tertúlia via telefone uma vez que não conseguido estar fisicamente, nesta grande homenagem ao Zeca Afonso.



Por fim, no final os Azeitonenses e Setubalenses participantes neste Tributo, “RECLAMAM” para Azeitão, a criação do “ESPAÇO CIDADANIA ZECA AFONSO”, cujo objectivo será ajudar na construção da memória de um país, contribuindo para que o «grande trovador» não seja esquecido.

Umas breves palavras sobre o “GRUPO DE BALADAS NOSTALGIA”....

O Grupo de Baladas Nostalgia, de Espinho, começou por se juntar numas brincadeiras entre família e amigos, em festas e mesmo nos tempos livres, pois a música é talvez a maior paixão dos elementos do grupo.

O envolvimento em diversos projectos com componente musical, tais como o «Grupo de Bandolins de Esmoriz», animação de Natal em Lares de terceira idade, e instituições de reinserção social, «Trupes de Reis de Ovar», «Onda Poética de Espinho», assim como em grupos corais, despertaram o interesse de se mostrar ao público, aquilo que pensamos ser cada vez mais um trabalho de qualidade.

A tendência para as baladas e a música interventiva, deve-se ao facto do grupo ser constituído por dois elementos que cresceram a ouvir as «vozes de Abril» (Artur e Clara), e consequentemente um terceiro elemento (Rita), duma geração posterior, que ganhou esse mesmo gosto, por tanto ouvir a família cantar e tocar esse género de música.

Manuel Brito, caboverdiano, abrilhanta esse grupo com as músicas da sua terra, que tanto cativam o público e que complementam a melancolia das baladas.


“Esta foi a nossa primeira de muitas outras participações em Azeitão….” - Disseram eles na hora da despedida .
----------------------------------------------------------------------------------
Já o dia 21 de Março (Dia Mundial da Poesia) começou cedo em Azeitão com a Distribuição de Poesia em papel do Poeta/Cantor Zeca Afonso pela população de Brejos, Vila Nogueira, Vila Fresca e Vendas de Azeitão.

A iniciativa decorreu na “CASA NEGRITO” e no café/restaurante “SÃO LOURENÇO” em Vila Nogueira, em Brejos de Azeitão no snackbar "DONA TORTA", e nos "OS VERDES" (Alfaces), e também no "SÃO SIMÃO BAR" e no "CAFÉ STARS".


Em Vila Fresca de Azeitão foi o restaurante “O MANEL” que acolheu com grande empenho, esta iniciativa. E por fim na localidade de Vendas de Azeitão o estabelecimento comercial parceiro foi o snackbar “O TÊ”.

Para o Movimento Fórum Cidadania Azeitão, estas acções constituiram mais um contributo especial nas celebrações que durante todo o ano comemorativo tem vindo a relembrar o nosso grande cantor e a manter viva a sua presença entre nós.

2 comentários:

jose almada disse...

Ola amigos, sou o Zé almada, cantei com o Zeca, o Francisco Fanhais, de quem continuo muito amigo, Zé jorge Letria e outros. Lembram-se da musica "Mendigo" anos 70/foi a minha musica mais ouvida e badalada, depois ainda tive uma outra tambem conhecida o "Pedro Louco" mas parei e vaguei uns 30 anos pelas montanhas do Douro, como costumo dizer (entre Lamego e Régua) pela mão de uns amigos resurgi convidaram-me e fiz meia duzia de concertos por aí( podem ver no youtube, em jose almada) fiz de novo qualquer coisa,aliás nunca deixei foi de compôr e de fazer sempre musicas e canções. Vivo actualmente no Furadouro, Ovar. mesmo ao pé da praia e venho-me oferecer ou juntar-me a vós se quiserem para o que for preciso, talvez um concerto a juntar aos que tenho dado. Deixo-vos o meu contacto. Parabens pela vossa iniciativa, Abraço Jósé Almada. tel.916970448

jose almada disse...

Um abraço ao Zé António, um rapaz amigo de longa data e muito atento. Foi ele que me escreveu falando-me de vocês. Obrigado!