Assine já a nossa NEWSLETTER

18/03/2010

Dia Mundial da Poesia: 40 iniciativas marcam o próximo fim de semana


Mais de quarenta iniciativas, mais espectaculares ou mais íntimas, assinalam, sábado, ao longo de todo país, o Dia Mundial de Poesia, desde homenagens a poetas e feiras do livro até sessões de declamação nos lugares mais insólitos.

Em Azeitão, o Movimento Fórum Cidadania Azeitão, como subscritor do projecto "80 anos de Zeca", promove uma acção conjunta com a Associação José Afonso AJA, de comemoração do Dia Mundial da Poesia «Distribuição de Poesia em papel do Poeta/Cantor Zeca Afonso pela população de Brejos, Vila Nogueira, Vila Fresca e Vendas de Azeitão».


A iniciativa vai decorrer na Casa Negrita e no café/restaurante São Lourenço em Vila Nogueira, em Brejos de Azeitão será no snackbar Tortas de Azeitão, e nos Verdes (Alfaces), e também no São Simão Bar e no Café STARS, e
m Vila Fresca de Azeitão será no restaurante “O Manel” e por fim na localidade de Vendas de Azeitão o estabelecimento comercial escolhido foi o snackbar Tê.


Para o Movimento Fórum Cidadania Azeitão, esta acção constitui mais um contributo especial nas celebrações que durante todo o ano comemorativo tem vindo a relembrar o nosso grande cantor e a manter viva a sua presença entre nós.

Em Lisboa, a transportadora CARRIS e o Centro Nacional de Cultura (CNC) promovem uma acção conjunta de comemoração do Dia Mundial da Poesia com a iniciativa «Poesia à Solta na Cidade», que compreende leituras de poemas nos eléctricos e ascensores da CARRIS.
Estas decorrem, entre as 11:00 e as 13:00, no Eléctrico 12E (Pç. da Figueira/Elevador de Santa Justa/Lg. do Carmo/R. do Ouro) e entre as 15:00 e as 18:00, no Eléctrico 28E (Graça/Campo Ourique) e no Ascensor da Glória (Restauradores/Bairro Alto).O actor Nuno Miguel Henriques assinala a data com várias iniciativas, em vários locais do país, sendo duas delas viagens de barco pelos rios Douro, no Porto, e no Tejo, em Lisboa durante as quais irá declamar poetas portugueses.
A comemoração de Nuno Miguel Henriques termina sábado, em Portel, no Alentejo, com «Um Poder Chamado Palavra», um espectáculo de Teatro Poético, que assinala nesse dia os seus nove anos em cena.

No Porto, a Editora Âmbar comemorou o Dia Mundial da Poesia quinta-feira, com uma tertúlia intitulada «Quatro Poetas», na FNAC do Norteshopping, em Matosinhos, que acolhe a apresentação de quatro reedições de clássicos da poesia portuguesa: «Folhas Caídas e Flores sem Fruto», de Almeida Garrett, «Só», de António Nobre, «O Livro de Cesário Verde», de Cesário Verde, e «Sonetos», de Florbela Espanca, sendo que a tertúlia é dinamizada por Manuel António Pina, João Luís Barreto Guimarães, Rui Lage e Jorge Reis-Sá.

Em Vizela, a Associação VIA organiza até dia 27 a Semana da Poesia 2009, que compreende uma exposição sobre a vida e obra de Ana de Sá e Braulio Caldas, poetas vizelenses, patente na Fundação Jorge Antunes.

Em Cascais, a data é assinalada com a apresentação de duas obras de poesia da autoria de Gabriel Raminhos intituladas «As Palavras depois dos Oitenta» e «Quadras que ficam», na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, às 15:00 horas.

Sem comentários: