Freguesia de São Lourenço
Área territorial: 47,8 km2
N.º habitantes: 8.497
A freguesia de São Lourenço de Azeitão foi criada em 1350, durante o reinado de D. Afonso IV, tendo-lhe sido atribuídos rendimentos provenientes da Câmara Municipal de Sesimbra e esmolas da população.
Com a desanexação do concelho de Sesimbra, em 1759, foi criado o concelho de Azeitão, com sede em Aldeia Fresca, que, por isso, mereceu a designação de Vila Fresca de Azeitão.
Em 1786 a sede do concelho passou a ser Aldeia Nogueira, também elevada a vila.
Por determinação da Reforma Administrativa do país, em 1855, o concelho de Azeitão, que integrava as povoações de S. Lourenço e de S. Simão, foi extinto.
A região de Azeitão divide-se, hoje, administrativa, geográfica e religiosamente em duas áreas e duas freguesias, pertencentes ao concelho de Setúbal.
Além da igreja do orago, a freguesia de São Lourenço apresenta vários locais de interesse histórico, entre os quais a fonte dos Pasmados, a Quinta das Torres e a Capela de Nossa Senhora del Cármen.
Os queijos, a doçaria, de que são exemplo as tortas e os “SS”, e o moscatel da região são muito apreciados.
São Lourenço é constituída pelas aldeias de Oleiros, de Irmãos, da Piedade, de São Pedro, da Portela, Brejos de Azeitão, Casais da Serra, Picheleiros, Portinho da Arrábida e Aldeia Rica.
Freguesia de São Simão
Área territorial: 21 km2
N.º habitantes: 4.598
Por desanexação de Sesimbra, a povoação de Azeitão foi constituída em concelho, em 1759. A sede ficou estabelecida em Aldeia Fresca, que passou a vila com a designação de Vila Fresca de Azeitão.
Em 1786, a sede de Concelho foi transferida para a Aldeia Nogueira, passando o respectivo território a denominar-se Vila Nogueira.
A reforma administrativa, empreendida em 1855, determinou a extinção do concelho de Azeitão, tendo as duas povoações integrado o de Setúbal.
A freguesia de S. Simão engloba Vila Fresca e as aldeias de Brejos, Vendas e Pinheiros. Arneiros e Alcube são dois dos lugares mais rurais da freguesia.
A Igreja de São Simão, do século XVI, a Quinta da Bacalhoa, também quinhentista, e a Capela de São Pedro de Alcube fazem parte do património histórico-cultural da freguesia.
Fontes:
- “Memória sobre a História e Administração do Município de Setúbal”, Alberto
Pimentel
- http://www.azeitao.net/
- Junta de Freguesia de S. Simão
Assine já a nossa NEWSLETTER
08/01/2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário