Assine já a nossa NEWSLETTER

24/10/2010

Caminho pedonal do Portinho vai ser reabilitado ainda em 2010

A Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (ARH-Alentejo) garante que o caminho pedonal que dá acesso à praia do Portinho da Arrábida, que se encontra actualmente interditado, vai começar a ser reabilitado ainda este ano. De acordo com Paula Sarmento, presidente da ARH-Alentejo, a obra, que não ascende a mais 200 mil euros, consiste na “reposição do talude outrora existente e da segurança no local”, bem como no arranjo de uma conduta de água e de vários tubos da PT, expostos desde que as últimas condições atmosféricas adversas provocaram uma nova derrocada no local.

A interdição da passagem pedonal entre o portinho e a praia do Creiro foi feita em articulação com a Protecção Civil recentemente, depois de aquela zona ter estado toda a época balnear sinalizada como perigosa, dada a instabilidade da arriba e a possibilidade de queda de blocos. Segundo Paula Sarmento, o “mau tempo e as marés vivas que se fizeram sentir há dias tornaram ainda mais insegura uma parte do troço daquele caminho, que, de facto, carece de uma intervenção urgente”.

Tal como acrescenta, no local não existem actualmente em exposição quaisquer cabos eléctricos, uma declaração que acaba assim por contrariar a informação veiculada por alguns órgãos de comunicação social, que davam como certa a execução de trabalhos da EDP no local da derrocada. “Houve sim um reforço da protecção dos cabos eléctricos levada a cabo pela EDP mas num outro local dessa passagem pedonal e que nada teve a ver com esta derrocada”, explica Paula Sarmento. A PT e a Águas do Sado deverão também intervir rapidamente no sentido de impedir o risco de ruptura da conduta de água e de proteger os cabos de comunicações no local.

A presidente da ARH-Alentejo garante ainda que a empreitada só agora reuniu condições para ir para a frente, depois de mais uma época balnear, mas nega qualquer relação com o facto de o Portinho da Arrábida ter sido recentemente eleito uma das 7 maravilhas naturais de Portugal. “A obra é necessária para garantir mais conforto às populações e necessários apoios de praia, mas nunca seria factor decisivo para uma eventual derrota da praia nessa competição”, conclui.
Bruno Cardoso - 20-10-2010 setubalnarede

Sem comentários: