Assine já a nossa NEWSLETTER

18/10/2010

Acesso ao Portinho da Arrábida interditado


Sandra Brazinha/JN

O caminho pedonal que dá acesso à praia do Portinho da Arrábida, em Setúbal, eleita uma das sete maravilhas naturais de Portugal, está interdito desde ontem, sexta-feira, devido ao perigo eminente de derrocada.

De acordo com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo, a interdição da passagem pedonal entre o Portinho da Arrábida e a praia do Creio foi efectuada ontem ao final da tarde, em articulação com a Protecção Civil.

A força do mar provocou no fim-de-semana passado uma nova derrocada no caminho que toda a época balnear esteve sinalizado como perigoso por instabilidade da arriba e risco de queda de blocos. "A situação é de facto preocupante e carece de intervenção urgente", salienta a ARH do Alentejo.

Segundo Pedro Vieira, organizador do protesto "Hora de Luto pela Arrábida", que em Agosto alertou as entidades para o estado de abandono a que estava votado o Portinho da Arrábida, a derrocada mais recente aumentou "o risco eminente de ruptura da conduta de água assim como dos cabos eléctricos que abastecem toda a zona e que estão agora em contacto com a água do mar".

A ARH garante ter solicitado a intervenção da EDP e das Águas do Sado, bem como da PT, dado que estão expostos também cabos de telecomunicações, e adianta que a EDP iniciou ontem mesmo os trabalhos de protecção dos cabos eléctricos. O JN apurou, contudo, junto de moradores que ao final do dia o caminho não estava vedado e que não foram efectuadas obras no acesso, que deverá ser totalmente reabilitado pela ARH ainda este ano.

Sem comentários: