No passado mês de Outubro, em plena campanha Eleitoral, recebemos a excelente noticia - "O concelho de Setúbal ostenta a Bandeira de Ouro da mobilidade" que passo a mencionar:
Setúbal pertence, desde o final de Setembro, ao grupo restrito dos únicos sete municípios portugueses que ostentam a Bandeira de Ouro da Mobilidade, atribuída no âmbito da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.
O galardão, entregue pela APPLA – Associação Portuguesa de Planeadores do Território, é atribuído aos municípios que conseguem eliminar, pelo menos, 7por cento de obstáculos urbanos, melhorando, efectivamente, a mobilidade numa área previamente definida.
O concelho de Setúbal ostenta a Bandeira de Ouro por ter superado 89 por cento dos objectivos determinados para uma zona compreendida entre o Centro Histórico, as avenidas Luísa Todi, dos Combatentes e 5 de Outubro e o Parque Urbano de Albarquel.
O alargamento das calçadas e o nivelamento do pavimento e das passadeiras com os passeios são algumas das intervenções realizadas pela Câmara Municipal de Setúbal que contribuíram para a entrega da distinção.
A presidente da Autarquia salientou que a cerimónia do hastear da Bandeira de Ouro, realizada a 29 de Setembro, representa “mais um dia de grande satisfação e o sentido de dever cumprido”, acrescentando que o Município está “no caminho certo para se criar uma cidade com mobilidade para todos”.
Pessoas com mobilidade reduzida ou que deslocam crianças em carrinhos de bebés e idosos são os mais beneficiados com as medidas que a Autarquia tem vindo a implementar, desde 2004, na zona histórica da cidade.
--------------------"Comentário"..........................................................
Diz-se que podem enganar-se as pessoas por pouco tempo, que podem enganar-se as pessoas por muito tempo, mas que não podem enganar-se as pessoas pelo tempo todo!
Na celebração da entrega do galardão da APPLA – Associação Portuguesa de Planeadores do Territóriodos que é atribuído aos municípios que conseguem eliminar, pelo menos, 7 por cento de obstáculos urbanos, melhorando, efectivamente, a mobilidade numa área previamente definida.
Realço...."a mobilidade numa área previamente definida" - compreendida entre o Centro Histórico, as avenidas Luísa Todi, dos Combatentes e 5 de Outubro e o Parque Urbano de Albarquel.
Pergunto...e então as outras áreas e freguesias, como Brejos de Azeitão... Jardia, Brejos Pequenos, Salmora, etc.....que têm cerca de 50 ruas sem saneamento e por asfaltar é um deserto....desde há cerca de trinta anos. (faça duplo clic no link :
http://www.youtube.com/watch?v=EyrQ_gUcNbg )
Concluo, que se deve ter enganado, pois o prémio não é para o concelho mas sim para o centro histórico de Setúbal.
Quanto a ser “mais um dia de grande satisfação e o sentido de dever cumprido”, acrescentando que o Município está “no caminho certo para se criar uma cidade com mobilidade para todos”.
"é mentira, porque foi premiado um municipio que não está no bom caminho, uma terra que não vai bem, mas para a Sra Presidente acha que é um municipio das mil maravilhas.
Hoje, Setúbal é um concelho marcado pelas desigualdades, um concelho menos seguro, mais injusto e menos democrático.
Para terminar, a questão de fundo que lhe queria colocar é esta: que Concelho real temos?
Diga lá, Sra. Presidente!!!!!.
Luís Rosado Santos
Assine já a nossa NEWSLETTER
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário