Assine já a nossa NEWSLETTER

28/12/2009

Mais participação, melhor Democracia em Azeitão

Assiste-se actualmente no país mas especialmente em Azeitão ao descontentamento crescente dos cidadãos em relação às instituições tradicionais da democracia: partidos políticos, eleições, justiça, função pública, e a administração pública. O sentimento da política do descontentamento que se está a enraizar nas pessoas, juntamente com um manifesto desinteresse, empurra Azeitão para um fosso de silêncio e passividade, manifestado pelos altos níveis de abstenção eleitoral.

Este descontentamento resulta, em boa medida, da imagem negativa que os cidadãos da nossa Azeitão têm do sistema político administrativo das freguesias e da deficiente ligação entre eles. Os fregueses são tratados, como utentes ao invés de serem respeitados como cidadãos pagadores de taxas e impostos.

Os fregueses de São Lourenço e São Simão de Azeitão parecem acreditar, cada vez menos, nas instituições políticas das Freguesias e do Concelho, porque sentem que as suas opiniões geralmente não são ouvidas ou porque há insatisfação em relação à forma como as questões são tratadas.

A participação dos cidadãos nas actividades políticas na Administração Local das Freguesias é muito reduzida. Por outro lado, existe, por vezes, um desinteresse passivo por parte dos cidadãos que abdicam do seu papel e da sua participação.

O seu envolvimento, quando ocorre, resume-se à participação em pequenos grupos que visam canalizar energias para protestar contra decisões específicas ou para resolver problemas pontuais. Trata-se, portanto, de um envolvimento pontual, de curta duração que se desvanece passado pouco tempo.

Em relação a assuntos de índole regional, geralmente, a participação dos cidadãos limita-se aos actos eleitorais e à participação nos grupos de interesse, quando existem.

As causas para esta falta de ligação entre a vida pública das Freguesias e os cidadãos, são várias:

1. Como sejam, «o agendamento dos assuntos das freguesias ainda se desenvolvem através de processos relativamente fechados que orientam e ajustam as opções políticas, frustrando a participação de muitos cidadãos que procuram ter um papel mais activo na vida pública das Freguesias».

2. Uma outra razão que diminui o envolvimento dos cidadãos prende-se com o facto de a oposição não ter dado os melhores exemplos e não apresentar qualquer proposta de solução para os problemas existentes.


Tudo o que foi dito é realmente a realidade actual de Azeitão, e assim sendo não se percebe porque não foram aprovadas pela maioria Comunista(CDU) as propostas apresentadas na última (22 Dezembro 09) sessão da Assembleia de Freguesia de São Simão de Azeitão, pelos membros eleitos das bancadas dos partidos Socialista(PS) e Social Democrata(PSD), pois as propostas reflectiam uma resposta à preocupação acertada sobre a necessidade de facilitar a aproximação da Assembleia de Freguesia de São Simão à população.


Agora, só nos resta lembrar a todos os representantes eleitos da Freguesia de São Simão de Azeitão, que os interesses da freguesia são os interesses dos cidadãos e ambos são, e devem ser, os interesses dos membros da Assembleia de Freguesia de São Simão de Azeitão.

ASSIM NÃO VAMOS CONSEGUIR......................


Sem comentários: