Assine já a nossa NEWSLETTER

28/01/2011

Moradores pedem mais asfaltamento nas vias da freguesia

Às perguntas levantadas pelo público presente na primeira de duas reuniões na freguesia, que decorreu no CCDBA, a presidente da autarquia e vereadores apresentaram soluções, tendo em consideração prioridades e orçamento disponível para a respectiva a resolução.
“A Câmara Municipal de Setúbal tem vindo a fazer várias intervenções de asfaltamento e colocação de passeios”, afirmou a presidente Maria das Dores Meira na reunião do projecto “Ouvir a População, Construir o Futuro”, que decorreu anteontem à noite no Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão (CCDBA).
A autarca deu como exemplos a rua da Escola e adjacentes, que numa primeira fase beneficiaram de trabalhos orçados em 400 mil euros”. “Temos tido atenção, todos os anos, às questões do asfaltamento e reasfaltamento de vias principais”, acrescentou Maria das Dores Meira.
Em Vale de Cães existe “um problema de há muitos anos, décadas”, referiu, mas que será resolvido com uma empreitada que inclui pavimentações, construção de redes de saneamento e de passeios e criação de áreas de estacionamento, obra a rondar um milhão de euros, cuja abertura de concurso público foi aprovada na última reunião de Câmara.
“Nós nunca estivemos tão perto de fazer esta obra”, afirmou o vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, assumindo o compromisso com os moradores. O vereador mencionou que esta intervenção, executada em duas fases, representa um “enorme esforço”, em termos financeiros. É o caso dos trabalhos previstos, de 120 mil euros, para a rua Gonçalves Zarco, a primeira a ser intervencionada, pois é uma artéria estruturante onde passa o colector principal.
Por sua vez, o vereador do Urbanismo, André Martins, recordou que, em matéria de esgotos e águas pluviais, em 2006, foi estimada a necessidade de um investimento da ordem de 15 milhões de euros para a resolução destas questões.
André Martins salientou que muitos problemas surgem, principalmente em Brejos de Azeitão, porque no passado se construiu sobre linhas de água. O vereador anunciou que está em curso um estudo da bacia hidrográfica para que se possa actuar consoante as indicações obtidas.
Sobre a intenção de passar a rua da Serração, onde está localizado o CCDBA, a sentido único, André Martins disse estar prevista uma “grande obra”, estando o estudo de circulação envolvente concluído, “o que vai resolver o problema da vala da Brejoeira”.
O próximo encontro, ainda em S. Lourenço, está marcado para hoje, às 21 horas, na Casa do Povo, em Vila Nogueira de Azeitão.
-------------------------------------------------------------------------------------------
De entre 35 perguntas colocadas pela população, ficaram por responder as seguintes questões:
  1. Desde Maio de 2010 que existe um sinal vertical de limite de velocidade 70 Km/Hora na Rua da Familia Bronze. PORQUÊ? Não deveria ser 50 Km/Hora!
  2. Porque não se veda o parque infantil e jardim junto à Delegação de Brejos da Junta de Freguesia?
  3. Será possível consultar o estudo viário para a Rua da Serração?
  4. Esgotos no Bairro da Brejoeira é um sério problema a resolver. Encontram-se muitas manilhas partidas e outras a cair. Quando chove a população está sempre em cuidados por causa das inundações. Para quando a resolução definitiva do problema?
  5. Ainda no Bairro da Brejoeira a falta de limpeza das arvores de grande e pequeno porte é causador de entupimentos das sarjetas e sumidoros fluviais. Para quando a limpeza e respectiva poda das arvores do Bairro da Brejoeira?
  6. Os passeios anexos á novissima escola da brejoeira encontram-se por calcetar. Para quando o calcetamento dos referidos passeios?
  7. Existe uma vala de esgotos e aguas residuais a céu aberto por resolver junto á novissima escola da brejoeira. Por ali encontramos para além do muito mau cheiro, ratos cobras e outros bichos. Como e quando a resolução deste grande problema?
  8. A placa com a indicação da Rua do Timbe encontra-se dentro da propriedade privada, coberta com vegetação, quem por lá passa não a vê. Para quando a colocação de uma placa no devido lugar?
  9. Na Rua Diogo Cão encontram-se arvores em perigo de derrube. Quando é que os serviços de protecção civil efectuam uma avaliação da situação?
  10. Para quando a colocação de um espelho no cruzamento da rua do Simba?
  11. A Obra junto ao LIDL: Que tipo de obra? Qual é o investimento e quem vai pagar?
  12. Nas Casa de Azeitão - Poente II não se veem as passagem de peões (passadeiras). Para quando a repintura das passadeiras?
Todas estas questões a Sra Presidente prometeu responder na reunião do proximo dia 28 de Janeiro, pelas 21 horas, na Casa do Povo, em Vila Nogueira de Azeitão. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de ter ido à reunião no CCDBA, nem puder ir à da casa do povo. Gostava que alguém perguntasse à presidente, porque razão existem casas velhas, em péssima conservação arrendadas. Estando as mesmas perto de cairem, com pessoas a viverem lá dentro em péssimas condições. Conheço particularmente um caso, que já foi motivo de participação do estado em que se encontra à camara, e até agora ninguem fez nada.Nós pessoas informadas, sabemos que a câmara tem de substituir-se ao senhorio nestas situações e até agora volvidos cerca de 2 anos, nada fizeram.

Alerto, que existem muitos casos nas nossas aldeias de s.lourenço. Uma realidade desconhecida de 90% da população. Quid juris?

I C