Assine já a nossa NEWSLETTER

22/09/2010

Novos equipamentos reforçam oferta educativa de Azeitão

Vai ficar gravada na história de Azeitão, o dia em que se celebrou o centenário da Implantação da República, pela inauguração do novo estabelecimento de ensino Escola Básica da Brejoeira, equipamento que vai permitir a integração na rede escolar de mais 363 crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico das duas freguesias de Azeitão – S. Lourenço, onde fica localizada, e S. Simão.

A construção do novo estabelecimento de ensino, num investimento da ordem dos 4 milhões de euros, foi suportada pela Câmara Municipal, que o candidatou ao Programa de Requalificação da Rede Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, de que resultou uma comparticipação de 800 mil euros.

O parque escolar de Azeitão vê assim beneficiado as suas condições de aprendizagem, onde, para além da construção da Escola Básica da Brejoeira, foi também ampliada e remodelada a Escola Básica de Vendas de Azeitão, agora com a valência de pré-escolar, em conjunto com outras intervenções, que permitiram dotar os estabelecimentos de ensino com melhores condições nas áreas das copas e refeitórios, foram também realizadas nas escolas básicas de Vila Fresca e de Casal de Bolinhos e também na de Brejos do Clérigo, que não contemplava o serviço de refeições.

A Carta Educativa de 2006 do Concelho de Setúbal recomenda como muito urgente o investimento na rede escolar de Azeitão, para além destes dois equipamentos, mais dois, uma EB1/JI em Pinhal de Negreiros, na Freguesia de São Lourenço, com capacidade para 75 crianças do pré-escolar e 200 alunos do 1º ciclo e uma outra EB1 na freguesia de S. Simão com capacidade para mais 200 alunos do 1º ciclo.

O investimento nestes equipamentos, que embora em boa hora vem reforçar a rede escolar de Azeitão, tornando assim possivel funcionar em regime normal a maioria das escolas, ou seja, com aulas das 9 às 15.30 horas e almoço no local, o que possibilita a realização de actividades de enriquecimento extra curricular depois desse horário,
peca por ser um investimento insuficiente uma vez que ainda não responde totalmente às necessidades, pois ainda ficaram a funcionar no ano lectivo 2010/2011 em Azeitão, em regime duplo (com turmas de manhã e outras de tarde) 4 turmas do 1º ciclo na Escola de Vila Nogueira de Azeitão, ou seja cerca de 100 crianças e a continuação de crianças em lista de espera para o Pré-escolar de Azeitão.
Bastava projectar só mais duas salas....
Será incompetência ou falta de jeito?
Ou será que temos que ser sempre assim?
Por Luis Rosado Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

É escusado outra escola em são simão

Já é em são lourenço é preciso de outra.

è necessária uma secundária na região a requalificação da EB 2,3 de Azeitão